Marcar, marcante, marcação, todas essas palavras instigam a entender o significado de marca. Pode ser uma marca no mundo, algo inesquecível, uma assinatura, um emblema, marcas da vida. Tudo aquilo que é capaz de nos impactar de tal modo que deixe uma lembrança indelével.

Em um contexto empresarial o termo marca adota um significado um tanto diferente. De acordo com o dicionário Priberam, marca é o símbolo ou nome que identifica determinados produtos comerciais, como também pode ser a empresa que detém o direito de fabricar ou comercializar esses produtos.

No novo contexto social, com o fortalecimento da rede social como objeto indispensável na rotina do usuário, um novo conceito de marca surge: o dos influenciadores digitais. Alguns deles cresceram tanto que se tornaram a própria marca e hoje valem milhões.

É sobre esse novo modelo de vendas por influência, esse marketing que nasceu há pouco e já se mostra um adolescente rebelde, fugindo ao tradicional e colocando em xeque o status quo, que o autor Alfredo Soares discorre em seu livro ‘Todos somos uma marca’.

Quem é o novo consumidor?

O marketing tradicional atingia o público por campanhas na TV, outdoors, panfletos, telefonistas, etc. gerando interrupções – indesejadas – que anunciavam produtos e serviços para a grande massa.

Hoje é o consumidor que busca pelo que quer. Seja por meio do Youtube, redes sociais, blogs, podcasts. Antes de efetuar uma compra, ele se mune de informações em diferentes canais, formando o omniconsumidor. Mas afinal, o que é ominiconsumidor? O termo parece sugerir que uma nova raça de alienígenas resolveu engrossar a massa de fregueses.

Nesse contexto, omni significa tudo, o omniconsumidor é aquele que está presente em todos os canais. É um consumidor empoderado, que pode acessar informações em diferentes contextos. Ele valoriza a experiência e não quer comprar mais um produto, mas sim a resolução de um problema.

Esse consumidor valoriza o propósito da marca, o porquê da sua existência deve ser algo maior do que os lucros, o que a marca quer fazer diferente no mundo e como ela pode alcançar isso com suas soluções é o que importa para o consumidor.

É importante que a marca gere valor para a sociedade. O ESG (Environmental, Social and Governance) já é um critério de decisão de relacionamento e compra por parte do consumidor, tal critério designa a responsabilidade socioambiental da organização, afetando diretamente a sua credibilidade e a reputação.  

Este estranho entre nós já começa a ser descoberto e mostra as suas principais características:

Características principais do novo consumidor

  • Ele não quer ser invadido
  • Não quer perder tempo
  • Quer comprar de marcas que agreguem valor
  • Valoriza a experiência
  • Quer se relacionar com marcas humanas

Como você se tornou uma marca?

O Brasil possui 182 milhões de usuários na internet. Desse total, 152 milhões estão presentes nas redes sociais gastando 3 horas e 46 minutos por dia somente navegando nesse tipo de plataforma. A média global é de 2 horas e 31 minutos. – Data Reportal

O crescimento das redes sociais abriu uma nova janela para outras oportunidades de varejo. Com tantas pessoas nas redes sociais, houve a democratização do mercado, já que o boca a boca nunca foi tão forte.

Toda pessoa com acesso a rede pode se tornar um divulgador e influenciador, dada as devidas proporções. Todos se tornaram vendedores, seja de si mesmos, ou de alguma marca. Com as redes, todos puderam acionar o seu lado marketeiro.

Com números mais expressivos nas redes sociais, o Brasil se tornou o país dos influenciadores digitais. O valor de ser influente sobre um determinado grupo de pessoas não é novidade. O novo é que esse conceito foi se modificando ao longo do tempo.

Usar vendedores como produtores de conteúdo se tornou uma maneira de falar diretamente com a audiência. Possuir uma rede de influenciadores se tornou uma necessidade nas organizações. Os líderes começaram a se tornar reference voices. O cliente virou o principal influenciador da marca. A potência chamada influencers invadiu o Youtube, Tiktok, Instagram e mudaram o modo de fazer marketing.

Philip Kotler já disse em seu livro Marketing 4.0 que a maioria das decisões pessoais de compra será essencialmente uma decisão social.

As pessoas querem saber o que as outras acham de determinado produto ou marca e, pelo fato de influenciadores conseguirem se conectar com uma audiência que compartilha de valores e visão de mundo semelhantes, isso o torna parceiros muito relevantes.

Tipos de influenciadores

  • Influenciador: é aquele que tem autoridade sobre um assunto e vai comunicar informações da marca para a sua audiência.
  • Embaixador: é aquele que representa o propósito da marca e será como um verdadeiro porta-voz.
  • Afiliado: é aquele que promove a marca e é comissionado de acordo com as conversões.
  • Multiplicador: é aquele cliente que promove a marca e gera mais leads.

As grandes marcas têm que repensar no seu modo de fazer marketing. O cliente não é o mesmo do passado, em breve a geração Z será a maioria do mercado consumidor. Será que a sua marca está adaptada aos novos modos de encarar o mundo? Somente fazendo uma avaliação sincera sobre o seu modo de fazer marketing é que se poderá alcançar — ou manter — o sucesso.

Dados técnicos:

Livro: Todos somos uma marca

Editora: Gente

Autor: Alfredo Soares

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