O livro os 10 pecados mortais do marketing, do autor considerado um dos maiores especialistas do ramo, Philip Kotler, mostra de maneira clara e objetiva os principais pontos que qualquer profissional do marketing deve se atentar.

Serve tanto para reciclagem daqueles que estão há muitos anos trabalhando na área, quanto para iniciantes que precisam entender o que é essencial no marketing. Quer conhecer os 10 pecados mortais do marketing? Então acompanhe os tópicos a seguir.

1 – Sua empresa não é suficientemente focada no mercado e orientada para o cliente

Os funcionários, departamentos, diretorias devem entender de uma vez por todas que o cliente é o verdadeiro patrão. Sem clientes não há receita, o que levaria a empresa a inexistência. Deste modo, uma das tarefas mais importantes do marketing é definir com clareza os segmentos de mercado e a persona consumidora.

Entender a persona vai muito além de descobrir dados demográficos como renda e idade, mas sim entender seus gostos e expectativas. É necessário criar uma cultura de clientes, se necessário, até mesmo vendedores especializados para cada segmento, com o intuito de deixar o cliente satisfeito.

2 – Sua empresa não entende plenamente seus cliente-alvo

Sem dúvida, esse é um dos 10 pecados mortais do marketing preferido da maioria das empresas. É fundamental entender quem é o seu cliente-alvo, para saber responder esta questão é necessário realizar pesquisa de mercado com certa regularidade. É necessário buscar informações sobre o cliente e quais as suas necessidades para obter vantagem competitiva. Muitas empresas realizam a pesquisa apenas uma vez e se orientam por anos com informações ultrapassadas.

3 – Sua empresa precisa definir e monitorar melhor seus concorrentes

É muito comum as empresas se concentrarem demais nos concorrentes diretos e se esquecerem de concorrência indireta. Há defasagem na coleta de informações, não há departamento de inteligência competitiva e tampouco monitoramento constante de novas tecnologias. 

4 – Sua empresa gerencia mal o relacionamento com os stakeholders

Um funcionário insatisfeito pode sabotar a empresa, mesmo que inconscientemente, o que gera um efeito em cadeia que prejudica o atendimento aos stakeholders externos. Uma empresa em harmonia com os funcionários, fornecedores, distribuidores, revendedores e investidores gerará o engajamento necessário para tornar a empresa atraente.

5 – Sua empresa não é boa em identificar oportunidades

A falta de inovação aponta tanto para uma empresa incapaz de identificar e pesquisar novas oportunidades de forma sistemática quanto para uma que investe em muitas oportunidades, mas obtém resultados decepcionantes. Importante apostar no marketing lateral, já que tem o potencial de criar novas categorias de produtos, novos mercados ou novos mixes de marketing.

6 – O processo de planejamento de marketing de sua empresa é deficiente

Normalmente os planos de marketing são repetidos ano a ano, para dar a falsa sensação de segurança, ignorando as novas condições de mercado. É necessário estabelecer uma sequência clara dos componentes do plano, como aplicação de SWOT, plano de contingência, entre outros fatores.

7 – As políticas de produtos e serviços de sua empresa precisam de ajustes

As empresas possuem produtos em excesso e muitos estão dando prejuízo, assim como oferecem muitos serviços de graça e não aproveitam oportunidades de fazer vendas cruzadas. A empresa precisa fazer um rastreamento melhor dos produtos que vende e outras análises pertinentes.

8 – As habilidades de construção de marca e comunicação de sua empresa são ineficazes

Uma das funções do marketing é aumentar a percepção e interesse do público pela marca. Quando o investimento é alto e a marca não é reconhecida há um sério problema no acompanhamento de ROIs e nas campanhas promocionais.

9 – Sua empresa não está bem organizada para o marketing eficaz e eficiente

Quando o líder de marketing não apresenta as competências necessárias para gerir o departamento, corre-se o risco de toda equipe contratada por este profissional ser deficiente nas competências de marketing necessárias no século XXI, o que gera um mal-estar entre a área de marketing e outros departamentos.

10 – Sua empresa não explora todo o potencial da tecnologia

Muitas empresas acreditam que estão usando o pleno potencial da internet porque tem um site e talvez até realizem vendas online. Isto não corresponde nem a 10% das oportunidades de automação e outros benefícios da tecnologia para o marketing.

Nesses tópicos listamos as principais fraquezas que são encontradas de maneira recorrente no setor de marketing. Para mais informações de como sanar essas dificuldades, recomendo a leitura do livro ‘Os 10 pecados mortais do marketing – Sintomas e soluções’, do autor Philip Kotler.

E você, acha que existe mais algum pecado que não foi listado aqui? Deixe nos comentários.